Ex-campeão do UFC, Marco Ruas é uma das lendas do Vale-Tudo e um dos lutadores mais respeitados do mundo. Aposentado desde 2007, o atleta, que chegou ao cinturão do Ultimate, em 1995, vencendo três lutas na mesma noite, é considerado por muitos como o primeiro a treinar diversas modalidades e, portanto, sendo o pioneiro em misturar as artes marciais.
Em entrevista ao programa Mundo da Luta, no último domingo, Ruas falou sobre muitos temas, inclusive sobre sua rivalidade histórica com Rickson Gracie, revelando uma conversa com o pai do Gracie, Helio, sobre um desafio entre os dois.
Marco Ruas aponta Glover Teixeira como futuro campeão do UFC
É difícil dizer um só, gosto muito do José Aldo e Anderson Silva, que lutam bem em pé, e do Glover. Vejo o Glover como campeão desta categoria. Ele tem esse sonho, treina duro e isso é a questão principal. Ele está brigando por este sonho e acho que ele vai conseguir. Ao meu ver, ele tem só que treinar mais uma ferramenta, que é o chute. Ele tem um boxe forte, agressivo, um chão forte, mas tem que usar mais as pernas.
Desafio a Rickson Gracie
Essa história é antiga, já teve várias versões, procuro não voltar muito ao passado, não guardo mágoas. Eu lutei com Pinduka, e pouco tempo depois um cara da academia perguntou se eu lutaria com Rickson. Um rapaz que era amigo dos Gracie escutou a conversa, que foi sendo repassada e apareceu o Helio Gracie dizendo que sabia que eu queria lutar com filho dele. Falei da proposta, ele disse que eu não o enganaria, que eu era lutador de Jiu-Jitsu, e disse que o Rickson era o melhor lutador do mundo, e que só lutaria por uma bolsa muito alta, cerca de um milhão de dólares. Eu disse que o patrocinador não ia bancar isso e ele falou com o dono da academia. Quase fui demitido de lá porque eles tinham medo dos Gracie. O Flavio Molina foi à TV sem o meu conhecimento e disse que queria saber dessa luta. Um dia me ligaram perguntando se eu estava treinado e falaram para ir ao local marcado para saber da luta. Ficaram de marcar, depois tiveram outras notícias, falei para lutarmos, mas nunca teve nada. Acho que se tivesse essa luta seria interessante, mas nunca teve nada.
Possível luta com Rickson na atualidade
Eu já parei de lutar. Lógico que se o cara vier com uma proposta e ele (Rickson) estiver disposto a fazer, eu estou também. Não luto mais, mas se vier uma proposta é para pensar. No meu lado não existe nada pessoal com nenhum dos Gracie.
Sobre Pedro Rizzo
É difícil falar, mas eu acho que o Pedro já provou o que tinha para provar. Ele começou neste esporte quando não existia regra. Tem uma hora que temos que dar a vez aos novatos. Mas isso tem que partir da pessoa, não posso dizer nada, mas quero ver o Pedro sendo conhecido como o melhor treinador de MMA do mundo, pelo conhecimento dele, que fez vários estágios. É um cara que se dedicou ao máximo. Mas tudo tem a sua fase, e não é fácil admitir que está na hora de parar de lutar. Para mim foi difícil, quando eu vi que não rendia mais o que tinha para render. Comecei a me entristecer, e estava decepcionando os fãs. Achei melhor parar, senti que não tinha mais o mesmo fôlego, a mesma facilidade de fazer as coisas.
Chance de abrir uma nova equipe
Tenho vontade de ser treinador, estou pensando nisso agora. Eu quero construir os novatos, pegar as pessoas do zero e treinar também os lutadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário